quinta-feira, 30 de outubro de 2008

UMd2 Convida

JINGLE: MÍDIA BARATA E EFICIENTE
por Rogério Souza
O jingle nada mais é do que uma mensagem publicitária cantada, musicada, elaborada com refrão simples e quase sempre de curta duração, sempre a fim de ser lembrado com facilidade e é uma das formas mais eficazes de chamar atenção das pessoas.

Podemos dizer que um jingle é um slogan memorável, com melodia cativante. Quando eficiente e bem produzido, ele é capaz de “prender” a atenção do ouvinte.

Quem é que não se lembra de jingles como por exemplo, Duchas Corona, Pipoca com Guaraná, Poupança Bamerindus...e mais longe ainda, Cobertores Parahíba??!!
Em tempos de eleições podemos ainda lembrar do famoso Lula lá.
Alguns jingles não saem mesmo de nossas cabeças, e é impressionante, mas quando pega pra ser chato...(rsrsrs).

Mas para os que pensam que o jingle é apenas uma musiquinha bonitinha, está muito enganado.

Assim como todas as peças publicitárias (de boa qualidade), a construção de um bom jingle, começa com um briefing bem elaborado.

Depois disso, é fundamental a escolha de bons arranjadores, cantores, intrumentistas e claro produtores qualificados, para que o jingle possa transmitir a mensagem ao seu “target” de maneira eficiente.

Só depois deste longo processo e horas e horas de trabalho é que podemos dizer que a “musiquinha” está pronta para entrar no ar.

Para os amantes de bons jingles vai aí alguns sites que recomendo.


Contato MSN: paraorogerio@hotmail.com

Creative Commons License
Jingle: Mídia barata e eficiente by Rogério Souza is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Brasil License

3 comentários:

Digo disse...

Parabéns pelo post... jingle é uma ferramenta que muitos publicitários deixam de lado sendo que com sua eficácia pode atingir um público bem maior do que com as peças tão comumente usadas.

Obrigado por ter aceito o convite da UMd2 e seja bem vindo.

Rodrigo Morais

Unknown disse...

Muito bom o post. Além de nos fazer reconhecer a importancia do jingle e dos profissionais que trabalham para fazer dele uma ferramenta de sucesso, deu até uma nostalgia... fato que prova que a ferramenta é extremamente eficiente!

Unknown disse...

Ae Rogério parabéns pelo post, muito bm escrito e explicativo, as dicas também são muito úteis, realmente deu até uma nostalgia, porém é sempre bom relembrar oque ja foi feito de bom no mercado publictário!!! Parabéns.