quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Marketing Viral

por Rafael Lima


O Marketing viral tem um conceito bastante simples e por que não dizermos antigo: passar adiante uma mensagem que “contamine“ o receptor e o faça passar a mensagem adiante e/ou fazê-la em conjunto com outras ações.

Quando se trata de marketing viral, fica difícil medir o retorno, porém é fácil perceber quando ele “contaminou”. Muitas empresas têm feito esse tipo de marketing com produtos e serviços e deixando que as próprias pessoas se encarreguem por disseminá-los.
As pessoas estão cada vez mais vulneráveis ao tipo de propaganda que sai do convencional, já não dando tanta importância as mídias convencionais e é isso que torna o marketing viral tão atraente aos olhos desses consumidores, fazendo com que campanhas como essas se tornem cada vez mais cases de sucesso, o que tem obrigado as agências a repensarem o modo de atingir seu público.

No entanto, o marketing viral não fica apenas na propagação voluntária, em alguns casos o que se busca é criar um rumor sobre um produto ou serviço que o torne tão atraente ao ponto das pessoas se sentirem motivadas a dividir isso com outras pessoas.

Um case de sucesso é o do filme “A bruxa de Blair”, que com um baixo orçamento conseguiram fazer uma grande divulgação. A estratégia foi simples porém muito bem elaborada:
A princípio contrataram alguns estudantes para fazer um trabalho de panfletagem em portas de escola. Os impressos por eles entregues geravam curiosidade e levavam os adolescentes a visitarem o site do filme na internet, criado para parecer um caso real de desaparecimento de adolescentes. Cada visitante ficava logo sensibilizado pelo que via e sentia necessidade de enviar o link para amigos. Milhões de pessoas foram atingidas dessa maneira, divulgando o filme a custo zero para os produtores.
Depois de criado o rumor e o interesse, o próximo passo foi limitar o lançamento a poucas salas de cinema espalhadas pelos Estados Unidos. Com um interesse maior que o número de lugares disponíveis, logo se formaram filas intermináveis nas portas dos cinemas, o que obviamente causou tumultos e atraiu a mídia, fazendo com que o contágio chegasse até os meios de comunicação que divulgaram o filme na forma de notícia das aglomerações. Esta é também uma das variantes ou conseqüências do marketing viral depois de criar rumor: conseguir publicidade grátis na mídia convencional.

Quando se trata de marketing viral, fica difícil medir o retorno, porém é fácil perceber quando ele “contaminou”. Muitas empresas têm feito esse tipo de marketing com produtos e serviços e deixando que as próprias pessoas se encarreguem por disseminá-los.

As pessoas estão cada vez mais vulneráveis ao tipo de propaganda que sai do convencional, já não dando tanta importância as mídias convencionais e é isso que torna o marketing viral tão atraente aos olhos desses consumidores, fazendo com que campanhas como essas se tornem cada vez mais cases de sucesso, o que tem obrigado as agências a repensarem o modo de atingir seu público.

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