quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A arte pop na criação publicitária

por Rodrigo Morais

Para ler ouvindo The Dandy Warhol, álbum "...earth to the Dandy Warhols..."

O autor Jorge Maranhão, em sua obra A arte da publicidade: estética, crítica e kitsch, defende a relação da arte com a publicidade de forma a se compreender uma “arte publicitária” mediante a cultura de massa. A proposta de Maranhão é válida, mas os processos pelos quais passa muito lembram a história da arte pop e não mostram de forma concreta o papel de cada área para que essa interligação se torne possível.
 
Uma “arte publicitária” pode existir, porém não de forma a elevar a publicidade à categoria de arte, mas sim a intervir na criação publicitária por intermédio da arte; portanto, não é adequado utilizar o termo sugerido por Jorge Maranhão, mas, sabendo a diferença entre arte e publicidade, deve-se colocá-las em contato por meio do design gráfico.

A publicidade pode ter valor estético e até mesmo cultural, mas são valores diferentes do específicos da arte. É evidente que, em certo momento da história, a linguagem estética da comunicação social serviu de base para a elaboração do movimento artístico pop. Assim, cabe refletir sobre a possibilidade de, em algum momento, a estética da arte pop, hoje completamente estabelecida, interferir na criação publicitária contemporânea.

Hoje, a publicidade vive um momento diferente do que vivia nos anos 60, o apogeu da arte pop. A comunicação de massa não é efetiva, uma vez que o mercado é extremamente segmentado. Por isso, a publicidade, ao utilizar-se da arte, necessita de diferentes subsídios – o cubismo, o expressionismo ou qualquer outro movimento artístico que represente certa fase da evolução humana –, de acordo com o que pretende comunicar.

Dessa forma, tendo o pop como um fenômeno artístico já desenvolvido, pode-se facilmente fazer a inversão do que houve nos anos 60, ou seja, utilizar a arte pop para desenvolver a criação publicitária contemporânea. Cabe ressaltar que, devido à grande segmentação que o mercado apresenta, é quase impossível ter um produto que atinja enormes populações, como aconteceu na ascensão da comunicação de massa; porém, se houver um produto que possa aproveitar as idéias próprias da arte pop, sua comunicação será feita numa linguagem reconhecida mundialmente.

A seguir temos duas peças criadas pela UMd2 envolvendo diferentes conceitos da arte pop em cada uma delas.



Este folheto promocional para o Pão de Açúcar traz produtos que se inserem no contexto trabalhado, não sendo apenas destacados ao lado de suas informações. Os elementos surgem em forma de colagem, criando um cenário do cotidiano desses jovens, que por sua vez estão representados por fotos cujo objetivo é criar identificação com o receptor da peça. Além das fotos dos produtos e dos personagens, o cenário é composto por ilustrações inspiradas na banda desenhada, feitas em cores que pertencem à escala cromática da marca Pão de Açúcar, porém de forma orgíaca para consistir em um apelo visual comum às produções pop.


Este anúncio para a Smirnoff traz ao fundo uma seqüência do logotipo da marca em cores contrastantes, remetendo à produção em série e até mesmo causando a impressão de que os componentes acima foram inseridos em um papel produzido previamente, técnica já explorada pela arte pop. Os elementos acima dessa base (fotos e textos) fazem referência aos quadrinhos, comuns ao dia-a-dia do público-alvo; além disso, apresentam as imagens de forma a simular uma fotocópia, demonstrando a produção em série, isto é, a capacidade de se reproduzir impressos iguais em grande quantidade.

Sites Relacionados
http://www.davidhockney.com
http://www.lichtensteinfoundation.org
http://www.tate.org.uk
http://www.warhol.org


Creative Commons License
A arte pop na comunicação publicitária by Rodrigo Morais is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Brasil License

Creative Commons License
Pão de Açúcar folheto by Rodrigo Morais is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Brasil License

Creative Commons License
Smirnoff anúncio by Rodrigo Morais is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License

4 comentários:

Unknown disse...

ae Parabéns sócio!!!
Sempre bom aprender coisas sobre artes ainda mais quando essas vêm aliadas com a publicidade!
Parabéns!!!

Unknown disse...

Agora sim!
Gostei de ver... a coisa fica melhor quando se tem um trabalho para avaliar os conceitos.
Post muito bem escrito e otimamente finalizado com as peças.

Unknown disse...

Adorei as peças, muito bem feitas!!!!
Difícil ver essa qualidade de design no mercado.
Diga-se de passagem... arte pop é tuuudo!

Beijos meninos!

Laís disse...

Puts! Faz séculos que eu não ouço The Dandy Warhol. Uns oito anos ou mais...

Adorei o comentário sobre o "texto muito bem escrito". Qe orgulho!