Para ler ouvindo The Dandy Warhol, álbum "...earth to the Dandy Warhols..."
O autor Jorge Maranhão, em sua obra A arte da publicidade: estética, crítica e kitsch, defende a relação da arte com a publicidade de forma a se compreender uma “arte publicitária” mediante a cultura de massa. A proposta de Maranhão é válida, mas os processos pelos quais passa muito lembram a história da arte pop e não mostram de forma concreta o papel de cada área para que essa interligação se torne possível.
Uma “arte publicitária” pode existir, porém não de forma a elevar a publicidade à categoria de arte, mas sim a intervir na criação publicitária por intermédio da arte; portanto, não é adequado utilizar o termo sugerido por Jorge Maranhão, mas, sabendo a diferença entre arte e publicidade, deve-se colocá-las em contato por meio do design gráfico.
A publicidade pode ter valor estético e até mesmo cultural, mas são valores diferentes do específicos da arte. É evidente que, em certo momento da história, a linguagem estética da comunicação social serviu de base para a elaboração do movimento artístico pop. Assim, cabe refletir sobre a possibilidade de, em algum momento, a estética da arte pop, hoje completamente estabelecida, interferir na criação publicitária contemporânea.
Hoje, a publicidade vive um momento diferente do que vivia nos anos 60, o apogeu da arte pop. A comunicação de massa não é efetiva, uma vez que o mercado é extremamente segmentado. Por isso, a publicidade, ao utilizar-se da arte, necessita de diferentes subsídios – o cubismo, o expressionismo ou qualquer outro movimento artístico que represente certa fase da evolução humana –, de acordo com o que pretende comunicar.
Dessa forma, tendo o pop como um fenômeno artístico já desenvolvido, pode-se facilmente fazer a inversão do que houve nos anos 60, ou seja, utilizar a arte pop para desenvolver a criação publicitária contemporânea. Cabe ressaltar que, devido à grande segmentação que o mercado apresenta, é quase impossível ter um produto que atinja enormes populações, como aconteceu na ascensão da comunicação de massa; porém, se houver um produto que possa aproveitar as idéias próprias da arte pop, sua comunicação será feita numa linguagem reconhecida mundialmente.
A seguir temos duas peças criadas pela UMd2 envolvendo diferentes conceitos da arte pop em cada uma delas.
Sites Relacionados
http://www.davidhockney.comhttp://www.lichtensteinfoundation.org
http://www.tate.org.uk
http://www.warhol.org
A arte pop na comunicação publicitária by Rodrigo Morais is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Brasil License
Pão de Açúcar folheto by Rodrigo Morais is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Brasil License
Smirnoff anúncio by Rodrigo Morais is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License
4 comentários:
ae Parabéns sócio!!!
Sempre bom aprender coisas sobre artes ainda mais quando essas vêm aliadas com a publicidade!
Parabéns!!!
Agora sim!
Gostei de ver... a coisa fica melhor quando se tem um trabalho para avaliar os conceitos.
Post muito bem escrito e otimamente finalizado com as peças.
Adorei as peças, muito bem feitas!!!!
Difícil ver essa qualidade de design no mercado.
Diga-se de passagem... arte pop é tuuudo!
Beijos meninos!
Puts! Faz séculos que eu não ouço The Dandy Warhol. Uns oito anos ou mais...
Adorei o comentário sobre o "texto muito bem escrito". Qe orgulho!
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