quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Marketing de guerrilha

por Rafael Lima


Com custos mais baixos que os da propaganda convencional, o marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque, pois é uma opção para empresas com recursos financeiros limitados. 

O termo marketing de guerrilha nasceu na década de 80, para suprir as necessidades de comunicação de médias e pequenas empresas, pois essas não tinham dinheiro suficiente para investir maciçamente em mídias convencionais como faziam as grandes empresas, sufocando assim as pequenas e medias.

Tendo como principais autores Al Ries, Jack Trout e Conrad Levinson (responsável pela popularização do termo) o marketing de guerrilha tem como conceito a idéia diferenciadora e o baixo custo, partindo do princípio que apenas capturando as pessoas é possível estabelecer na mente delas essa diferenciação e fixar a marca da empresa em suas cabeças. Investindo imaginação, força de vontade e tempo é possível atingir um poder mercadológico tão grande quanto os das grandes empresas que fazem megainvestimentos em comunicação.


Para ilustrar podemos citar aqui dois cases de sucesso:


Em Nova York, por volta de oito mil carteiras foram espalhadas nas calçadas de Manhanttan. Ao invés de dinheiro, cheques ou documentos, os curiosos de Nova York encontraram dentro das carteiras um cartão com uma mensagem e o endereço do site CharityCounts.com, criado para receber doações para instituições de caridade. 
No ano passado, um comboio de 20 carros amassados e soltando fumaça se arrastaram por ruas de Nova York e Los Angeles para promover o lançamento do Driver 2, um videogame de perseguição de carros.

O público quer ser surpreendido, experimentar coisas novas; só assim vão perceber uma marca. Nas novas técnicas, a criatividade, ousadia, inteligência e planejamento são mais importantes que o dinheiro.

O marketing de guerrilha nada mais são que estratégias criativas, não convencionais, flexivéis, de baixo custo mas com alto impacto.

9 comentários:

larissa azevedo disse...

me matam de orgulho esses meninos....

Laís disse...

Não sou do ramo e entendo pouquíssimo de marketing (para não dizer que não entendo nada mesmo), mas, como consumidora, noto que há uma tendência a se fazer as mesmas coisas para se obter sucesso. As pessoas estão acostumadas a consultar as "bíblias" do marketing ou o que quer que seja, pois acreditam mais em "mandamentos superiores" do que na sua própria capacidade criativa. E às vezes mudar esse padrão de pensamento é incrivelmente difícil. Por isso eu gosto tanto de iniciativas originais (já reparou como algumas são simples?).


Parabéns pelo texto. Aprendi mais sobre algo de que gostava e nem sabia o nome.

Unknown disse...

Amore Parabens pelo post, achei lindooo...heheheh...principalmente qd vc fala de New York...ahhh como eh linda New York...
Olha vcs estao muito acima de algumas empresas americanas viu...Propaganda Brasileira tem Qualidade....
Amooo mais q chocolate.

Digo disse...

parabéns sócio!
o post tá muito bom...
concordo com o que a Lais falou... muita gente anda fazendo marketing por aí, mas achando que marketing é apenas uma fórmula fixa.

boa sorte pra gente neste novo projeto!

abraço,
Rodrigo Morais

Unknown disse...

Gostei do novo post. Muito bom aprender sobre coisas que ainda não entendo muito.
Mas quando vcs vão colocar trabalhos de vcs?

abraços.

Jana disse...

oi Rafinha, amigo querido!!
nossa q post legal... nunca ouvi falar desse tipo de mkt... ou será q a professora falou e eu tava viajando na aula?! AuhAUhaUHA
Espero do fundo do meu coração q sua empresa de certo! Estou torcendo muito por vc!! Deus abençoe... Bjãooo

Jana disse...

ahh puxa.. não sabia q não aparecia meu nome! então pra vc num ficar pensando, nossa qm é jcdente2003.. é a JANA!! ahuaUHa
fuiz

Unknown disse...

Olha, o blog tá bombando mesmo!
Mais um post muito bom e cheio de informações.
To gostando muito de tudo isso aqui.
Mais uma vez, boa sorte e parabéns!

Igor Martins disse...

E ai véio! Muito bem escrito seu texto! Resumido, centrado e bem explicado! Parabéns! Vamos aplicar esse mkt de guerrilha no mercado! rsrsrs

Abraços!
Igor Martins!